Capítulo 7.2 - É pecado buscar a perfeição? Onde está escrito isso?

Fora do sistema


É pecado buscar a perfeição? Onde está escrito isso? 


"A liberdade pode ser ameaçadora para quem encontra segurança num sistema religioso fechado." "Meus piores momentos fora da religião institucional são, ainda assim, melhores do que meus melhores dias dentro dela." Jacobsen e Coleman



Antes de sairmos do sistema ouvimos muitas vezes uma frase horrorosa e mentirosa de vários líderes religiosos, que tentavam justificar porque suas igrejas eram tão problemáticas. Eles diziam aos insatisfeitos com o sistema: “Se você encontrar uma igreja perfeita, não vá para lá, porque você vai estragá-la, porque você não é perfeito.” Ah, eu odiava essa palavra, porque incentiva o comodismo, o conformismo e a falta de senso crítico.

E depois que decidimos sair do sistema, cansados de tanta falta de busca da perfeição, temos ouvido muitas vezes que não é possível ser perfeito. E alguns religiosos nos perguntam, em tom de ironia e afronta: “Então vocês se acham melhores que os outros?”

Bem, eu não me acho melhor que os outros, mas não vejo o menor problema em querer ser melhor a cada dia, ainda que isso signifique ser melhor que os outros que não querem buscar a perfeição. Se eles não querem o problema é deles, eu quero e não vejo pecado nisso. Não posso é pautar minha vida no comodismo da maioria.

Agora, eu pergunto, o que fazer com os textos de Levítico 11.44,45; 19.2; 20.7: “Sejam santos, porque eu sou santo,” de Mateus5.48: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês,” ou de 1Pedro1.16 “Pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’ ” (dois textos no que chamam de Novo Testamento citando os textos de Levítico)? Devo riscar da minha Bíblia? Ou rasgar as páginas e jogar fora?

Interessante que os textos trazem uma ordem. E se é uma ordem, então podemos obedecer. O Eterno não daria uma ordem que não pudéssemos cumprir. E se ele mandou, nós temos que obedecer. E isso significa que podemos e devemos ser perfeitos, sim. Podemos pelo menos tentar e não ficar acreditando que ninguém pode ser perfeito. Por isso as pessoas não buscam mais a perfeição, a santidade, porque mentiram para elas, dizendo que é impossível, então por que buscariam um alvo que não pode ser alcançado?

Claro que para mim essas mentiras fazem parte da estratégia de que o povo tem que ser bem desprovido de pensamento crítico, de inteligência, para ser bem manipulado e enganado. Isso faz parte da maldição do “não gosto de ler”. Eu prefiro ficar com Salomão, que aconselha a vendermos tudo que temos para comprar sabedoria. Em Provérbios 16.16 ele diz “É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!”

Ah, e antes que você diga e fique apontando meus erros, sim, eu ainda não sou perfeita, mas estou buscando a perfeição, procurando ser melhor a cada dia. E lutando contra essa maldição de ignorância e preguiça mental que querem nos impor. Ainda não cheguei lá, mas sei que vou chegar, porque acredito no Eterno e sei que é possível.

P.S.: Ando meio cansada das pessoas dizerem para eu tomar cuidado para não querer ser melhor do que os outros. Que pensamento medíocre! Ah, eu quero sim, quero ser melhor do que os hipócritas, mentirosos etc, dá licença, mas eu quero, e nem ligo mais quando me falam isso. Não sou cega, vejo o que está errado e não quero isso para a minha vida. E isso não significa que fico vendo o defeito dos outros e não vejo os meus, muito pelo contrário, vivo confessando meus erros, buscando corrigir, aliás, confessei muitos pecados publicamente, escrevi um livro sobre isso, não vivo fingindo que a vida é um mar de rosas como os líderes religiosos fazem.